terça-feira, 27 de abril de 2010

Yojimbo



Yojimbo (Yojimbo)

Japão - 1961

Direção: Akira Kurosawa

Yojimbo tem todos os elementos para ser um faroeste americano; mas não é. O filme vai além disso, é um bang-bang do melhor estilo e japonês. Os elementos técnicos como fotografia e trilha sonora são destaques, assim como a atuação de Toshiro Mifune (que já havia trabalhado com Kurosawa várias vezes). Yojimbo é um dos melhores filmes de Kurosawa e inspirou obras primas como Por Um Punhado de Dólares (de Sérgio Leone) e Kill Bill (de Quentin Tarantino).

Sanujuro (Toshiro Mifune) é um samurai desempregado que chega a uma cidade à procura de emprego. Lá ele descobre que o poder está nas mãos de dois irmãos rivais. Logo ele oferece seus serviços aos dois. Mas quando eles descobrem a esperteza do Samurai, ele começa a sofrer graves consequências.

A adaptação de faroeste de Kurosawa apresenta vários elementos clássicos do bang-bang: trilha sonora marcante, o uso de armas (que neste caso são as espadas), cidades quase fantasmas, entre outros.

Os filmes de Kurosawa sempre são marcados por uma fotografia belíssima. E neste caso não é diferente. O modo como Kazuo Miyagawa, diretor de fotografia, escolhe para enquadar as cenas é característico de Kurosawa. Em um dos momentos do filme, Sanjuro está avisando um dos irmãos sobre a possibilidade de um ataquele. Ele está sentado ao pé da escada e o irmão em um dos degraus mais acima. Cada passo desesperado que o irmão dá, uma parte da trilha sonora é tocada. Percebe-se a harmonia perfeita entre fotografia e trilha sonora.

Yojimbo foi uma obra tão marcante que influenciou várias gerações do cinema: Por Um Punhado de Dólares (de Sergio Leone, primeiro filme da trilogia do "homem sem nome"), é praticamente uma refilmagem de Yojimbo, alterando apenas alguns detalhes. Já Kill Bill usa a luta de espadas como principal acessório das lutas entre os personagens. Vale a pena assistir o filme de Leone para perceber as semelhanças entre as duas produções.

Carolina Klautau

Nenhum comentário:

Postar um comentário