quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Enigma de Kaspar Hauser




O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder Für Sich und Gott Gegen Alle)
Alemanha - 1974
Direção: Werner Herzog

Falar sobre o Enigma de Kaspar Hauser requer uma bagagem de conhecimentos muito abrangente. O filme engloba assuntos que podem ser analisados por diversos aspectos: psicológico, sociológico, comunicacional, psiquiátrico, filosófico, pedagógico etc. Também é possível fazer referência a muitos estudos sobre o homem, convenções sociais e sua interação com a sociedade.
Imagine alguém que até os 15,16 anos de idade nunca teve contato com outros seres humanos, nunca deixou o quarto onde morava e mal aprendeu a comunicar-se. Esse é Kaspar Hauser (Bruno S). Quando finalmente é retirado do cativeiro em que vivia, ele se vê com enormes dificuldades para interagir com outros homens e para aprender aquilo que a sociedade considera como certo e errado.
O filme mostra a tragetória desse homem que foi abandonado na cidade de Nuremberg vendo-se assustado com tudo que acontecia ao seu redor e observando tudo com ingenuidade, já que não conhecia nenhum sentimento maléfico. Tudo é baseado em fatos reais.
Até que a população percebe que a exploração dessa figura tão diferente pode render lucros à cidade. Logo, membros da prefeitura e da mídia retiram dele tudo que pode ser proveitoso; expondo-o em um circo, divulgando para população que um ser "anormal" está presente entre eles e outras atitudes.
Em todos os momentos do filme, a difícil aceitação de Kaspar Hauser das convenções da sociedade é posta à prova. Em uma cena, ele vê uma senhora fazendo tricô e pergunta a ela qual o papel da mulher na sociedade, afinal? Se ela só serve pra fazer trabalhos domésticos e costurar ou se faz outra coisa?. Toda a sua ingenuidade perante a sociedade é uma aula de socialização do homem.
Com certeza o filme é tão enigmático como é, graças à brilhante de direção de Herzog(Fitzcarraldo) e a impecável atuação de Bruno S. O diretor o viu em um documentário e o convidou para trabalhar com ele em O Enigma de Kaspar Hauser. Coincidentemente, o ator também teve uma vida bastante complicada: é filho de uma prostituta e até os 3 anos era espancado por ela. Passou então a viver em hospitais psiquiátricos até os 23 anos, quando fugiu e nunca mais voltou.
Mas o que realmente chamou atenção no conjunto da obra foi o título original, inspirado na obra Macunaíma: CADA UM POR SI E DEUS CONTRA TODOS. Depois de assistir o filme, parece que não existe título melhor para representar toda a vida de Kaspar Hauser na sociedade.

Cena quando Kaspar Hauser é exposto diante da sociedade em um tipo de circo:

Um comentário: