quarta-feira, 21 de abril de 2010

Festim Diabólico




Festim Diabólico (Rope)
Estados Unidos - 1948
Direção: Alfred Hitchcock

Festim Diabólico é uma aula de como fazer cinema: da iluminação até a direção do filme, tudo é feito com maestria por Alfred Hitchcock. Do ponto de vista técnico, ele realiza um dos maiores sonhos de alguns cineastas: fazer um filme como uma peça de teatro, usando apenas planos-sequências (técnica usada por diretores que não usa cortes, as cenas são filmadas como sequências ininterruptas. E do ponto de vista mais emocional, ele obteve uma interpretação fantástica de James Stuart e o roteiro enigmático.
O filme conta a estória de um assassinato que dois amigos de colégio realizam só para provar que são capazes de cometer um crime perfeito. Os amigos são Brandon Shaw (John Dall) e Philip Morgan (Farley Granger), na verdade supõem-se que eles sejam um casal homossexual, e a vítima é David Kentley (Dick Hogan).Apesar de que Philip age muito mais influenciado por Brandon do que por vontade própria. Após o crime, eles escondem o corpo do antigo amigo de escola em um baú e resolvem dar uma festa para mostrar como são inteligentes e competentes. O jantar é servido em cima do baú com o corpo de David. Os dois só não contavam com a perspicácia de seu antigo professor Rupert Cadell (James Stuart).
No desenrolar dos fatos, o professor vai ficando desconfiado da ausência de David, que supostamente deveria estar na festa, e começa a interpretar sinais que os dois amigos fornecem; um, por ser seguro demais, e o outro, por ser apavorado demais.
Outra prova da maestria do diretor é o modo que ele consegue direcionar a atenção do espectador. Em uma das cenas mais tensas do filme, há um diálogo ao fundo, mas a concentração de quem assiste ao filme fica centrada apenas da imagem, sem nem notar no que as pessoas estão conversando.
Festim Diabólico também é um filme extremamente ideológico. A teoria do personagem de James Stuart é que os seres superiores deveriam matar os inferiores para "purificar" a sociedade. Tendo em vista que o filme foi filmado em 1948, 4 anos após o fim da 2º Guerra Mundial e na iminência do começo da Guerra Fria, a ideia do professor é uma mensagem direta para a sociedade mundial.
Filme ideológico, filmado com a perfeição de uma orquestra, com atuações inesquecíveis, um roteiro de deixar qualquer espectador extremamente apreensivo e usando a subjetividade para expressar os pontos de vista do diretor foram os ingredientes que Hitchcock usou para produzir essa obra prima do cinema.


Carolina Klautau

Nenhum comentário:

Postar um comentário