domingo, 25 de abril de 2010

O Desinformante

o-desinformante-poster O filme O Desinformante, baseado no livro de Kurt Eichenwald, retrata uma estória real de um mentiroso vice presidente de uma companhia norte-americana enganando a todos que se relaciona. Does seus próprios pais ao FBI. Mark Whitacre (Damon) aborda o FBI para revelar o envolvimento de executivos da empresa em que trabalha, incluindo ele próprio, com encontros com empresas rivais sobre os ajustes dos preços de um determinado aminoácido (Lysine) utilizado na produção dos produtos de sua empresa Archer Daniels Midland. Whitacre então concorda em participar na investigação federal com a intenção de supostamente cooperar buscando informações valiosas.

Merecemos chamar a atenção para a atuação memorável de Matt Damon, que constrói uma personalidade singular em cada personagem que aborda. Damon com este papel chegou a ser indicado ao Globo de Ouro deste ano (2010) e demonstra uma carreira já bem versátil e ainda bastante promissora. A tarefa de representar um mentiroso não é fácil. No caso deste filme o personagem de Damon é, não só um mentiroso, como um mestre da manipulação. Ele acredita e se envolve nas mentiras que cria de tal maneira que seria difícil alcançar um nível de originalidade que Damon trouce para a estória.

A direção de Steven Soderbergh ( Che Partes 1 e 2 e Confissões de uma Mente Perigosa) trás um poder visual importante para a película. A acertada escolha por filtros por vezes amarelados e um brilho especial em exagero tornam a fotografia bastante original. Vale também chamar a atenção para a audácia de montar um filme com um roteiro adaptado (de Scott Z. Burns)  bastante complexo. E foi aí que Soberbergh e Burns caíram em uma zona perigosa. O filme em si tem uma idéia simples, porém parece que o fato do personagem contar muitas mentiras e confundir a todos, por alguns momentos nós também temos a sensação de que estamos confusos, mais pela direção - e é aí que entra a crítica ao trabalho de Soberbergh - que a estória toma, do que pela idéia geral.

O Desinformante, em geral é interessante para vermos aonde uma mente que mente pode chegar. Para conferirmos uma boa atuação de Matt Damon. Uma identidade visual interessante e uma direção de Soberbergh, que apesar de já ter feito muitas coisas melhores para o cinema, não chega a desagradar.

por Marcelo Lobo.

Ficha Técnica

Título Original: (The Informant)

Lançamento: 18 de Setembro, 2009.

Produção:  Gregory Jacobs, Jennifer Fox, Michael Jaffe, Howard Braunstein, Kurt Eichenwald.

Direção: Steven Soderbergh

Roteiro: Scott Z. Burns, Kurt Eichenwald (Livro)

Atores: Matt Damon, Scott Bakula, Joel McHale, Melanie Lynskey.

País: EUA.

Língua: Inglês.

Duração: 119 min.

Gênero: Comédia(Humor Negro).

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário