segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sob a Areia



Sob a Areia (Sous le Sable)
França - 2000
Direção: François Ozon

Particularmente, um dos principais aspectos que dá sustentação a um filme é a criação de uma atmosfera própria; e Sob a Areia consegue fazer isso brilhantemente. O diretor François Ozon consegue inserir o espectador em cada fotograma do filme, como se ele pudesse interagir de alguma forma com os atores.
Sob a Areia conta a relação de um casal, Marie (Charlotte Rampling)e Jean (Bruno Cremer), que são casados há 25 anos e sempre passam suas férias em uma cidade no sudoeste da França. Em uma das vezes, Jean deixa a esposa tomando sol e sai para nadar. Porém, ele não volta à areia e Marie fica desesperada sem saber o paradeiro do marido. Para "fugir" da dúvida do que aconteceu com Jean, a esposa finge que ele ainda faz parte de seu cotidiano. Vive como se ainda fosse uma mulher casada e com o marido presente em todas as horas do dia.
A transformação da personagem de Charlotte Rampling é um dos aspectos mais interessantes do filme. Ela, que era uma mulher fria e calada, passa a ser mais extrovertida, permitindo até algumas atitudes que não tomaria enquanto era casada. A cena que mais esclarece essa mudança é a de quando tem sua primeira relação sexual após o desaparecimento do marido. Enquanto estão transando, Jean assiste a tudo sem fazer nenhuma reprovação.
Com o desenrolar da trama, o espectador adquire um sentimento de dúvida implantado pelo diretor: Jean fugiu? se suicidou?. Este é o principal elemento do filme: o mistério. O roteiro misterioso desenvolve-se ao mesmo passo que a fuga dos fatos de Marie. Já que ela quer fugir da verdade, ela é mostrada subjetivamente, o que permite que o espectador tome suas próprias conclusões.

Tentei achar o trailer com a legenda em português, mas não encontrei. Mas mesmo assim é bom assistir para ter idéia da atmosfera que o diretor criou.



Carolina Klautau

Nenhum comentário:

Postar um comentário