quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Triunfo da Vontade


O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens)
Alemanha - 1935
Direção: Leni Riefenstahl

Talvez Leni Riefenstahl seja uma das diretoras mais polêmicas de toda a história do cinema. Isso porque alguns de seus filmes mais famosos foram encomendado por Adolf Hitler para fazer propaganda de seu estado nazista. Olympia e O Triunfo da Vontade são dois desses exemplos.
Em O Triunfo da Vontade ela documenta o VI Congresso Nacional-Socialista ocorrido em Nuremberg (fato curioso, pois com o fim da Segunda Guerra Mundial, Nuremberg foi a cidade que sediou o tribunal que julgou os 24 principais criminosos de guerra da Alemanha).
Tudo que é mostrado no filme é grandioso e magistral: os desfiles, os discursos, as paradas... A diretora utiliza o contra-plongée para enfatizar a grandiosidade dos políticos nazistas perante o público que assistia seus discursos. O filme também aposta na fala de jovens soldados para engrandecer o estado nazista.
Os grandes planos-sequências na filmagem das paradas e dos desfiles mostra milhares de pessoas que ficavam na expectativa para ver o führer mais de perto. Percebe-se também a expressão de emoção da população com a chegada de Hitler em um avião na primeira cena do filme. Esta cena, por sinal, é uma referência de filmagem até hoje para muitos cineastas.
Na tentativa de mostrar a grandiosidade da Alemanha de Hitler, Leni Riefenstahl acaba prolongando algumas tomadas que poderiam ser menores. Quase no final do filme, ela mostra um desfile de oficiais que dura quase 20 minutos. Porém, estas tomadas são perfeitamente compreensiveis quando o espectador sabe da real intenção da diretora.
Hoje, passados mais de 60 anos do fim do regime nazista o filme choca por ver a emoção dos alemães em apoiar alguém com idéias tão preconceituosas e depreciativas. Porém, a diretora atinge sua missão em mostrar ao espectador que este regime era apoiado por milhões de cidadãos que encontravam-se em desespero para ver seu país crescer e tornar a ser a potência que era antes da Primeira Guerra Mundial.

Abaixo, a primeira e talvez principal cena do filme:




Carolina Klautau

Nenhum comentário:

Postar um comentário