segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Tesouro de Sierra Madre




O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre)
Estados Unidos - 1948
Direção: John Huston

Dois aventureiros contratados por um empresário desonesto juntam-se a um velho explorador de minas, que lhes convence a subir as montanhas do México em busca de ouro. Os três vão juntos nessa aventura que promete muitas surpresas.
Os dois aventureiros são Humphrey Bogart (Dobbs), Walter Huston (pai do diretor, que interpreta o velho Howard) e Tim Holt (Curtin).
O filme é baseado no livro homônimo de Berwick Traven Torsvan e faz um fina crítica ao capitalismo, mostrando a ganância dos personagens, a forma como se enganam para conseguir o ouro e as desconfianças que vão surgindo ao longo da aventura; por isso o autor do livro teve receios na adaptação de John Huston para o cinema.
Um dos maiores prazeres do filme é assistir Humphrey Bogart, que sempre é muito elegante em seus papéis, transformando-se em um ser decadente na busca busca do ouro. Seu personagem, Dobbs, é, de longe, o mais fanático por dinheiro, o mais desconfiado e o mais ambicioso.
Durante esse filme, perde-se a imagem do fino Rick Blane (de Casablanca) e somos deparados com uma pessoa paranóica, suja e desesperada. A atuação de Bogart é uma das melhores do filme, ao lado de Walter Huston.
John Huston e Humphrey Bogart já haviam trabalhado juntos no noir: O Falcão Maltês (1941), que, curiosamente, também abordava a ganância como elemento principal da trama.
Outro aspecto muito interessante do filme é a forma como a personalidade dos personagens são construídas e logo depois desconstruídas. Enquanto Dobbs representa o homem chegando ao "fundo do poço" e o velho Howard é a personificação da experiência, Holt simboliza a crença de Huston no caráter dos homens.
Apesar de ter momentos brilhantes, O Tesouro de Sierra Madre também tem momentos em que o espectador não consegue acompanhar a trama por ser lenta ou então prolongada sem necessidade.

O Tesouro de Sierra Madre foi premiado no Oscar de 1949 nas categorias:
Melhor Ator Coadjuvante - Walter Huston
Melhor Diretor - John Huston





Carolina Klautau

Nenhum comentário:

Postar um comentário