sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Cor do Paraíso

cordoparaiso500 Este filme iraniano vem nos mostrar a importância dos sentidos. A cegueira nunca foi representada no cinema com tamanha sutileza. O respeito com que o diretor iraniano Majid Majidi tem com o cinema é digno de aplausos. Ele consegue estimular através da composição cinematográfica deste filme nosso tato, visão, audição através da comovente estória de Mohammad.

Saindo de uma centro de cuidados especiais para deficientes visuais Mohammad é levado pelo seu viúvo pai, Hashen. Ele leva o garoto para morar com suas irmãs e a adorável avó nos campos iranianos. O garoto nos mostra uma habilidade extraordinária em desenvolver seus sentidos. Por pouco tempo sua avó o leva a escola local, ele é um sucesso. Neste momento percebemos que não existe apenas um cego na estória. Hashen não enxerga o filho que tem e o quão especial ele é. Com medo do filho ser frustrado no futuro ele se equivoca tirando-o dali, levando-o para uma carpintaria de um cego.

Os grandes gênios do cinema, ao fazerem seus filmes, toma um cuidado especial em cada aspecto cinematográfico. Com Majid Majidi não é diferente. Ele apresenta seus personagens de forma realista, humana e com muita sensibilidade. A utilização das cores, cenários e ângulos são uma aula cinematográfica. Simplesmente impecável.

Convido você a notar a utilização da musica nesta película, o melhor, a ausência dela. Escutamos musicas de fundo em não mais do que cinco vezes ao longo de todo o filme. Fica claro a escolha do diretor em nos presentear com a sensação de escutarmos mais os sons e efeitos da natureza que cerca Mohammad, desta maneira é impressionante como conectamos os nossos sentidos aos do garoto.

“A Cor do Paraíso” é mais um daqueles filmes que podemos dizer e afirmar que o cinema é uma arte magnífica.

Marcelo Lobo.

Ficha Técnica

Título Original: (Rang-e Khoda – Tradução literal: A Cor de Deus)

Lançamento: 8 de Fevereiro, 1999.

Produção: Mehdi Karimi, Ali Ghaem Maghami, Mehdi Mahabadi, Mohsen Sarab.

Direção: Majid Majidi.

Roteiro: Majid Majidi.

Atores: Hossein Mahjoub, Mohsen Ramezani, Salime Feizi.

País: Irã.

Língua: Persa.

Duração: 90 min.

Gênero: Drama.

Uma Cena Emocionante

Nenhum comentário:

Postar um comentário