quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lady Vingança

Forma e Conteúdo

O equilíbrio entre forma e conteúdo ou a prejudicial prevalência da primeira sobre o segundo são temas frequentemente abordados pela crítica cinematográfica. Neste diapasão, Lady Vingança (Park Chan-Wook, 2005) – produção que encerra a trilogia da vingança, iniciada por Mr. Vingança e seguida de OLDBOY – sintetiza e até mesmo tripudia de toda essa discussão; afinal, ao longo dos primeiros sessenta minutos da obra, o diretor Chan-Wook deliberadamente opta pela exploração e experimentação da forma.
Desta feita, com base em uma esperta montagem de imagens sobrepostas, o filme transita com facilidade entre o presente e o passado de sua protagonista - interpretada com sutileza ímpar por Lee Yeong-Ae - lançando mão de uma fotografia precisamente elaborada para ressaltar o trabalho de direção de arte, o que faz saltar aos olhos cenários e figurinos de cores fortes e vibrantes que contrastam propositalmente com o tom sombrio da história.
Nesta superação da forma sobre o conteúdo durante a primeira metade do filme, a violência de determinadas cenas acaba se mostrando um tanto quanto contida, o que inevitavelmente desperta estranheza a quem é familiarizado com trabalhos anteriores de Chan-Wook. Todavia, a partir da segunda metdade da obra, o diretor coreano vira completamente o jogo e revela o quanto tudo sempre esteve sob seu controle, isso porque, através de uma explosão de violência, são levantadas profundas discussões éticas capazes de conferir à obra o devido certificado de qualidade garantidor de sua inserção -e classificação como capítulo final - na mencionada trilogia.
Park Chan-Wook, neste contexto, adota a velha estratégia de Rocky Balboa, permitindo, assim, que o adversário lhe atinja durante quase toda a luta para no último assalto iniciar a grande reação que surpreende seu já cansado oponente. Consciente e inteligentemente o cineasta exercita seus experimentalismos, mas não esquece o conteúdo da obra, até porque, não fosse o bastante o soco no estômago causado pela violência que eclode na segunda metade do filme, ainda sobra espaço para, próximo ao término, realizar-se um salto poético no qual imagens metafóricas transmitem a redenção, mergulhada em arrependimentos, experimentada pela personagem principal após a concretização de sua tão almejada vingança, ocasião em que o valor da vida se revela na percepção dos mais simples elementos que rodeiam o homem, mas que acabam esquecidos no dia-a-dia.
Sem dúvida são poucos os cineastas que conseguem manejar com êxito elementos tão díspares. Como é bom ser surpreendido por Rocky Balboa!

Dario Façanha Neto (texto originalmente publicado em http://setimacritica.blogspot.com/)

COTAÇÃO: ****

Ficha Técnica
Título Original: Chinjeolhan Geumjasshi (Coréia do Sul, 2005)
Direção: Chan-wook Park
Roteiro: Chan-wook Park, Seo-Gyeong Jeong
Produção: Cho Young-Wuk, Lee Chun-Yeong e Lee Tae-Hun
Música: Choi Seung-Hyeon, Jo Yeong-Wook e Na Seok-Joo
Fotografia: Jeong Jeong-Hun
Direção de arte: Choi Hyeon-Seok e Han Ji-Hyeong
Figurino: Jo Sang-Gyeong
Edição: Kim Jae-Beom e Kim Sang-Beom
Elenco: Tony (I) Barry (StepFather, Australian)Su-hee Go (Ma-nyeo)Hye-jeong Kang (Tv announcer)Bu-seon Kim (So-young Woo)Yea-young Kwon (Jenny)Seung-Shin Lee (Yi-jeong Park)Yeong-ae Lee (Geum-ja Lee), Mi-ran Ra (Oh, Su-hee)Yeong-ju (II) Seo (Kim, Yang-hee), Anne Cordiner (StepMother, Australian)Min-sik Choi (Mr. Baek)Byeong-ok Kim (Preacher)Shi-hoo Kim (Geun-shik)Dae-yeon Lee (Prison head)Dal-su Oh (Mr. Chang)Il-woo Nam (Detective Choi)Kwang-rok Oh (Se-hyun's Father)
Duração: 112 minutos

2 comentários:

  1. Maravilha de post, estou morto de curiosidade sobre essa trilogia, os filmes estão engatilhados já para serem vistos, falta apenas tempo. Pelo visto já sei que vou gostar.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma informação:

    Lady Vingança (com Park Chan-Wook)
    Min-sik Choi, Nam Il-woo, Yeong-ae Lee
    Sábado, 17/04 às 02h05, no Telecine Cult

    Aos morcegos e vampiros que puderem assistir... ;)

    ResponderExcluir