quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um Sonho Possível



CLICHÊ

Francamente Um Sonho Possível (The Blind Side, John Lee Hancock. 2010) não é um filme que fomente uma crítica extensa e detalhada, isso porque sua retratação da história-de-superação-de-um-desabrigado-que-acaba-se-
tornando-um-astro-do-futebol-americano nada mais é do que o típico exemplo de produção milimetricamente arquitetada para agradar ao grande público e, por conseguinte, ao mercado.
Neste sentido, uma profusão de clichês, estereótipos e maneirismos é despejada ao longo de exageradas 2 horas e 10 minutos de duração. Não fosse o bastante, além de não convencer enquanto drama, dada a superficialidade e o maniqueísmo de sua direção, a obra também não logra êxito em sua fração esportiva, eis que fracassa naquilo que deveria servir como trunfo e gancho emocional à história: as cenas das partidas de futebol - que, de tão tímidas em sua montagem e fotografia, são incapazes de transmitir qualquer emoção.
Num ano, até então, fraco em lançamentos cinematográficos, tem-se um curioso caso de filme que consegue enganar a muitos e a, inclusive, parte da crítica especializada, a qual - sabe-se lá por qual motivo - decidiu “comprar” a idéia de que Sandra Bullock se tornou uma atriz de respeito – quando, na verdade, a mesma apenas se esmera em conter suas caras e bocas já tão conhecidas de trabalhos passados.
Como pontos positivos a serem citados, restam apenas a inteligente ausência da tradicional trilha sonora edificante (via de regra, imersa na sacarina), bem como a atuação do garoto Jae Head que, na pele do personagem S.J., atropela com seu carisma quem quer que contracene com ele, o que, inevitavelmente, fomenta o seguinte questionamento: apesar da presença de um talento nato como o seu, pronto para ser explorado e instigado, por que insistir em figurinhas repetidas que, como sabido, mordem além do que conseguem mastigar?

Dario Façanha Neto (texto originalmente publicado em http://setimacritica.blogspot.com/)

COTAÇÃO: **

Ficha Técnica
Título Original: The Blind Side
Direção e Roteiro: John Lee Hancock
Elenco: IronE Singleton (Alton), Matthew Atkinson (Valet), Ashley LeConte Campbell (Sherry), Preston Brant (Marcus), Quinton Aaron (Michael Oher), Ray McKinnon (Burt Cotton),Rhoda Griffis (Beth), Sandra Bullock (Leigh Anne Touhy), Catherine Dyer (Mrs. Smith), Sharon Morris (Granger), Andy Stahl (Paul Sandstrom),Tim McGraw (Sean Tuohy), Sharon McHenryPower (Mother), Kathy Bates (Miss Sue), Tom Nowicki (Bob), Eaddy Mays (Elaine), Lily Collins (Collins), Shawn Knowles (Scott Turner)Jae Head (S.J.)
Estreia: 19 de Março de 2010
Duração: 128 minutos

Um comentário:

  1. Pareceu um sonho, mas não, foi real. Eu vi "Um Sonho Possível". confesso que não queria assistir ao filme pois na minha opinião é daqueles filmes que não são pra se ver no cinema e sim na TV. E realmente, o formato de "Um Sonho Possível" lembra mais um filme feito pra TV. Especialmente em sessão da tarde.Foi exagero ter sido indicado para melhor filme no OSCAR. Já para melhor atriz, bem...É o melhor papel de Sandra Bullock desde "Crash - No Limite", mas não merecia o OSCAR. Enfim...Fazer o que?!

    ResponderExcluir