sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Atalante


O Atalante (L'Atlante)
França - 1934
Direção: Jean Vigo
O Atalante é considerado por muitos críticos como a obra-prima de Jean Vigo( cineasta francês que morreu aos 29 anos), que tem uma filmografia breve, com destaque para O Atalante e Zero de Conduta.
O filme conta a história do casal Jean (Jean Dasté) e Juliette (Dita Parlo), que após se casarem, passam a lua de mel em um navio, cujo capitão é Père Jules (Michel Simom). O marido, um amante do mar, não vê problemas em passar semanas dentro do navio, mas Juliette começa a ficar entediada e resolve fugir do navio por algumas horas para passar uma noite em Paris. Jean fica desapontado com a esposa e foge junto com Père Jules. É nesse momento que o filme faz justiça às críticas positivas que recebeu durante tantos anos.
O casal Jean e Juliette é um dos mais intensos da história do cinema. A atuação de Dasté e Parlo é tão real que parece que, de fato, eles são marido e mulher fora das telas. Em uma das principais e mais elogiadas cenas do filme, o casal está separado (ela em Paris e ele no navio), mas se imaginam um do lado do outro, em um ato de amor. Graças ao recurso da montagem, o espectador percebe a ligação existente entre o casal.
Mas o destaque da atuação também vai para Père Jules (Michel Simon). Em O Atalante, ele interpreta um personagem que é aquele tipo de pessoa que todos queríamos ter ao lado: engraçado, otimista e com ótimas estórias para contar. Alguns críticos dizem que Père Jules é a materialização do personagem surrealista de Jean Vigo. A parte técnica do filme também merece menção. Jean Vigo consegue transmitir uma atmosfera específica para o espectador na hora que usa uma iluminação fantasmagórica fora do navio e cria um cenário exótico dentro do barco. Um lugar cheio de gatos, bagunçado e até com aspecto de sujo é o local onde o casal passa a lua de mel. E a ligação dos dois é tão grande que toda a precariedade do lugar não parece afetar Juliette.

Um comentário:

  1. O Atalante é um dos 5 maiores filmes de todos os tempos!
    Parabéns pela iniciativa e continuem produzindo.

    Miguel Haoni

    ResponderExcluir