sábado, 15 de maio de 2010

Por Um Punhado de Dólares

Por Um Punhado de Dólares (Per un pugno di dollari)
Itália - 1964
Direção: Sergio Leone

Por Um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito fazem parte da trilogia do Homem Sem Nome, western spagetti dirigido por Sergio Leone e com atuação de Clint Eastwood. Os western spagetti eram filmes de faroeste produzidos na Europa e que possuiam baixo orçamento. Por Um Punhado de Dólares foi o responsável por tornar o faroeste europeu conhecido internacionalmente e solidificar a carreira de Clint Eastwood e do próprio diretor, Sergio Leone.

Um pistoleiro estrangeiro (Eastwood) chega a uma pequena cidade comandada por duas famílias rivais: os Baxter e os Rojos. O forasteiro percebe que pode ganhar bastante dinheiro ao se juntar a um dos grupos nessa disputa pelo poder. O roteiro do filme não é dos mais originais, tendo em vista que Por Um Punhado de Dólares é, praticamente, uma refilmagem do japonês "Yojimbo", de Akira Kurosawa.

Apesar deste primeiro filme ser o mais fraco da trilogia, já é possível perceber os traços de Leone como diretor: os planos-sequência, o grande número de closes nos atores e objetos, o uso do silêncio como elemento tão importante quanto a trilha sonora, a excelente criação de um clima de suspense antes de começar qualquer disputa entre os personagens, entre outras características que viriam a ser marcar registrada do diretor.

Fica claro que em Por Um Punhado de Dólares, todos esses elementos estavam em uma fase "experimental", pois não são empregados com tanta maestria como nos outros filmes de Leone, inclusive nas sequências de o Homem Sem Nome.

Junto com as características do diretor, outro elemento do filme ainda precisava de lapidação: a atuação de Clint Eastwood. Parece que neste caso, ator e diretor caminharam e evoluiram juntos. No último filme da trilogia, Três Homens em Conflito, o personagem de Eastwood é completamente seguro de si, não que neste filme sua atuação não seja convincente, mas a melhora que o ator conseguiu em pouco tempo foi extremamente significativa.

Sergio Leone é um dos maiores nomes do cinema italiano. E é incrível ver como ele consegue aperfeiçoar sua estética em apenas um ano; Por Uns Dólares a Mais é um filme de 1965 e já mostra os elementos característicos do diretor bem mais desenvolvidos e seguros.

Toda pessoa que gostar de cinema, boas atuações e quiser conhecer uma fotografia e manejo de câmera bastante características de um diretor, precisa assistir toda a trilogia do Homem Sem Nome. Clint Eastwood e Sergio Leone dão a impressão de que são a dupla perfeita quando se trata de faroestes. E claro, sem contar com a sempre fabulosa trilha sonora de Ennio Morricone, que acompanha o diretor nesta trilogia e em vários outros filmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário