quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Quarto do Filho

O Quarto do Filho (La Stanza del Figlio)
Itália - 2001
Direção: Nanni Moretti

Giovanni (Nanni Moretti) é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: Andrea (Giseppe Sanfelice) e Irene (Jasmine Trinca). Tudo corre tranquilamente na família, o pai divide seu tempo entre a vida familiar e o consultório. A relação de Giovanni com a esposa é ótima e com os filhos também. Até que um dia ele vai à casa de um paciente atender um pedido urgente e quando está voltando para encontrar a mulher e os filhos fica sabendo que um acidente horrível aconteceu.
O Quarto do Filho divide bem o tempo entre o antes e o depois da tragédia. Primeiro o diretor situa o espectador, faz com que conheça os personagens e suas características principais. Em seguida, ele mostra a transformação da família após o acidente. Mostra a relação estável entre todos ficar abalada com momentos até de histeria e profundo sentimento de culpa.
O interessante do filme é que aquilo que poderia ser contato de maneira lenta e profunda demais, é transmitido ao espectador de maneira simples; Moretti preocupa-se, acima de tudo, com o sentimento da família, com as sensações do ser humano diante de uma perda. E também não faz com que o espectador sinta-se deprimido, mas que reflita sobre o que significa uma situação dessas para uma família.
Moretti mostra nesse filme que é possível emocionar o público sem apelar, contando uma estória simples, sem muitos rodeios. E vale também mencionar a importância do diretor, pois além de ator e diretor, também é roteirista de O Quarto do Filho e fez do seu filme o vencedor da Palma de Ouro em Cannes e indicado à doze categorias no prêmio David di Donatello, o oscar da Itália.

Um comentário:

  1. Sou muito fã do Moretti, uma mostra dele seria muito bem-vinda. Escreva sobre Il Caimano, é bem mais oportuno nestes tempos de pré-eleição e populismo. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir