O Sample no Cinema
“O sample, uma
espécie de Ctrl+C – Ctrl+V na música, sempre foi um recurso comum na eletrônica
e no hip-hop. Hoje, músicos do pop e até do rock recorrem a ele sem nenhum
constrangimento. Só neste ano, artistas e bandas como Maroon 5, Coldlplay e
Bruce Springsteen compuseram seus novos discos com a ajuda de samples”¹
Originalidade e ineditismo, por certo,
não são características presentes nos títulos que compõem a filmografia de Breno
Silveira, afinal, Dois Filhos de
Francisco (2005) não passou de um filme biográfico edificante atento a
todas as regras e convenções do gênero, ao passo que Era Uma Vez... (2008) representou apenas mais uma variação da
história do amor impossível – com ecos de Romeu e Julieta. Dito isso, seu novo
trabalho, À Beira do Caminho (Brasil,
2012) segue o mesmo ritmo de aproveitamento de ideias alheias já vistas antes,
isso porque:
- a trama do caminhoneiro solitário que se vê
obrigado a dividir a boleia com um garoto soma-se a longa lista de roteiros que
utilizam a premissa de parceiros de viagem forçados a ter a companhia um do
outro, mas que, no fim, acabam se tornando grandes amigos;
- por seu turno, a trajetória em busca do pai da
criança em muito lembra o que fora mostrado em Central do Brasil (1998), ao passo que a estratégia de integração
das canções de Roberto Carlos a narrativa já havia sido posta em prática, de
forma, ressalte-se, mais convincente e orgânica em outro road-movie nacional, qual seja o ótimo O Caminho das Nuvens (2003).
Para os mais exigentes esse
acúmulo de referências e clichês deverá desagradar. Para quem, por outro lado,
preferir encarar a obra sem falsas expectativas – pois, como outrora sugerido,
trata-se de mais uma realização de um cineasta adepto do sample – saltarão aos
olhos duas inegáveis qualidades que, a despeito dos deméritos elencados, salvam
o longa-metragem na medida em que acabam permitindo seu correto funcionamento:
a bela fotografia de Lula Carvalho e a excelente interpretação de João Miguel, cujo
tom sóbrio e lacônico impede que o melodrama resvale na pieguice. Eis um ator
completo que encarna, como poucos, homens que carregam o peso do mundo nas
costas².
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1.
FONTE: Revista Veja. Ed. 2281. Ano 45. N° 32. São Paulo: Abril, 08.08. 2012. p.9.
2. Neste
sentido, sua atuação em Xingu (Brasil,
2012) já servira de comprovação desse talento.
Dario Façanha (texto originalmente publicado em http://www.setimacritica.blogspot.com)
FICHA
TÉCNICA
Direção: Breno Silveira
Produção: Breno Silveira, Lula Buarque de
Hollanda
Roteiro: Patrícia
Andrade Fotografia: Lula Carvalho
Elenco: João Miguel, Dira Paes, Vinicius
Nascimento, Ludmila Rosa, Denise Weinberg, Ângelo Antônio
To bem curioso pra ver, João Miguel é um excelente ator.
ResponderExcluirhttp://avozdocinefilo.blogspot.com.br/