Grito de Angústia
Os filmes de Michael Haneké são naturalmente inquietantes. Em Amor (França, Alemanha, Áustria/2012) o diretor galga novo degrau de
uma escalada emotiva na medida em que desperta no espectador medos que este
insiste em deixar adormecidos.
Com efeito, o drama de Haneké indica a cada um a possibilidade de
um futuro (ou presente) implacável quando configurado nas agruras da velhice. Neste
contexto, para quem já houver testemunhado de perto um fim de vida parecido ao
engendrado por Haneké, chama a atenção a fidelidade com que o diretor e
principalmente Emmanuelle Riva reproduzem o passo a passo de uma vida esvaída
pela senilidade. Some-se a isso o claustrofóbico trabalho de fotografia de Darius Khondji e a presença do icônico Jean-Louis Trintignant em performance grandiosa na medida em
que mescla perplexidade e resignação, e o que se tem é o retrato duro, cruel da
finitude que nos aguarda e nos torna impotentes.
O final ligeiramente em aberto se enquadra numa característica
comum a filmografia do cineasta embora nesse caso denote um inegável viés
poético trabalhado para atenuar a dor não do público, mas sim dos personagens. Não
a toa, portanto, o silêncio que acompanha a subida dos créditos finais
reverbera no interior do espectador como um grito de angústia, o que permite a
seguinte conclusão: Amor não faz
concessões nem teme o incômodo capaz de causar. Nada mais coerente se pensarmos
que a morte também assim se comporta, não desperdiçando por vezes a
oportunidade de tripudiar em vagarosos passos de degradação do ser.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Amour
Direção Roteiro: Michael Haneke
Produção: Stefan Arndt, Margaret Ménégoz
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle
Riva, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud, William Shimell, Ramón Agirre, Rita
Blanco, Carole Franck, Dinara Drukarova, Laurent Capelluto, Jean-Michel Monroc,
Suzanne Schmidt, Damien Jouillero, Walid Afkir
Fotografia: Darius Khondji
Estreia no Brasil: 18.01.2013 Estreia Mundial: 20.09.2012
Duração: 127 min.
Dario Façanha (texto originalmente publicado em http://www.setimacritica.blogspot.com)
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