quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas

 TIO CHICO, QUE (TAMBÉM) PODE RECORDAR SUAS VIDAS PASSADAS
Com um título estranho e longo, “TIO BOONMEE, QUE PODE RECORDAR SUAS VIDAS PASSADAS” (Tailândia/ Reino Unido/ França/ Alemanha/Espanha/Holanda, 2010), do cineasta Apichatpong Weerasethakul   é um filme tão esdrúxulo  quanto o nome do seu autor. Baseia-se no livro “A Man Who Can Recall His Past Lives” que  trata sobre vidas passadas e espiritualidade à moda Osho  e com forte discurso da filosofia budista numa atmosfera de carga sobrenatural.  Pode até parecer preconceito  de um ocidental  contra o mundo oriental, mas não é. Mesmo sabendo previamente sobre a temática do filme, eu deixei do lado de fora da sala de projeção o meu olhar judaico-cristão para poder receber o filme isento de qualquer interferência,  ainda  assim foi uma recepção pouco prazerosa como obra de cinema. Não há como negar que a poesia  está presente na narrativa do filme, mas o ritmo da história não coopera o bastante para cativar um espectador leigo e  segurar o raciocínio sobre um argumento já por si mesmo tão  complexo:  vidas passadas, espiritualidade e crenças animistas.   
A história de um homem que descobre uma doença incurável e vê-se diante da morte iminente pressupõe uma reflexão existencial profunda  visto pela ótica da razão, mas aqui o personagem recebe a ‘visita espiritual’ da esposa morta que vem cuidar dele e conduzi-lo a uma  caminhada espiritual sobre as suas vidas passadas e fazer a passagem para  a outra vida. A argumentação, portanto, é puramente emocional.
O teor fantasmagórico do filme também não ajuda muito. A trajetória espiritual do personagem em suas vidas passadas demonstra ser muito peculiar e específica dentro da cultura e religião tailandesa e estes elementos tornam o filme ainda mais delicado e complexo, diria que até mesmo pouco palatável para um espectador mediano ou com bom conhecimento prévio, mas como há gosto para tudo não se pode barrar o filme somente por este aspecto.
Acredito que os temas sobre a espiritualidade podem ser tratados no cinema, porém de uma maneira menos hermética  e mais comum  possível, não ficando numa abstração inatingível. Temos  exemplo recentes de filmes  que tratam sobre a espiritualidade de uma  maneira mais acessível e até didática, mesmo com seus  possíveis deslizes de roteiro e fragilidade no  tratamento  do assunto abordado. É o caso de “CHICO XAVIER” e “NOSSO LAR”, nossas produções made in brazil. Fazendo uma comparação até mesmo irreverente, posso especular que se o filme sobre Chico Xavier  fosse apresentado em Cannes seria páreo duro com o Tio Boonmee no quesito vidas passadas, afinal nosso  “Tio Chico” foi (ou é) autoridade no assunto.
Bem, brincadeiras à parte, as religiões orientais que tratam de vidas passadas mescladas com filosofias de gurus parecem ser uma crença ou estilo de vida  buscados por uma  minoria de pessoas ricas e endinheiradas que se reconhecem no exotismo e extravagância que a cultura oriental exala. Quem sabe este não foi um ponto motivador para que o júri em Cannes  elegesse  o “Tio Boonmee” o melhor guru, digo,melhor filme do ano [de 2010]?
 
Elias Neves (versão integral do texto publicada em http://www.eliasneves.blogspot.com)

Um comentário:

  1. Ainda não acredito que foi a organização do Arte Pará que trouxe este filme pra cá. Fora isso, acho que o seu texto já disse tudo Elias.

    ResponderExcluir